Páginas

domingo, 1 de março de 2009

XII OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA)

Ilustríssimos colaboradores

Inicialmente gostaríamos de agradecer a todos os corajosos e abnegados professores colaboradores da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), que em 2008 realizaram a XI OBA na E.E.M. Liceu Vila Velha. Graças a estes parceiros, incluímo-nos as outras 5.535 escolas e 445.000 alunos participantes da XI OBA. Sabemos que sem o corajoso trabalho destes abnegados e dedicados professores a XI OBA não teria sido realizada em nossa escola, vale ressaltar, pelo segundo ano consecutivo.
Em 2009 o mundo comemorará o Ano Internacional da Astronomia, AIA. Neste ano comemoraremos os 400 anos do primeiro uso astronômico de uma luneta, realizado pelo Italiano GALILEU GALILEI. Galileu iniciou uma revolução na Astronomia ao usar a luneta para observar o céu. Porém, coincidentemente, em 2009 também comemoramos: 1) os 300 anos da invenção do balão pelo padre Bartolomeu de Gusmão; 2) os 100 anos da produção industrial do avião inventado por Santos Dumont; 3) Os 90 anos do Eclipse Solar total, observado em Sobral, CE, com o qual se comprovou a Teoria da Relatividade e 4) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.
Justamente para envolvermos todos os alunos e professores na comemoração do Ano Internacional da Astronomia (AIA) será organizado também, juntamente com a prova da XII OBA e atividades práticas semelhantes há dos anos anteriores, um CONCURSO DE DESENHOS envolvendo os relevantes temas acima citados.Todos os alunos e professores estão convidados, habilitados e “convocados” para participarem!!!!
Outra grande novidade da XII OBA é a atividade: Tem um ET no seu quintal? A OBA em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro está iniciando uma campanha para descobrir METEORITOS. O Brasil tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, entretanto, tem menos de uma centena de meteoritos descobertos. Ou seja, é um número extremamente pequeno se comparado ao número de meteoritos já encontrados em outros países de área muito menor que a do Brasil. Assim sendo, estamos precisando da ajuda de todos os professores e alunos para nos ajudar a descobrir mais meteoritos
Enfim, mais uma vez a Coordenação Nacional, em parceria com seus colaboradores, inova e consegue tornar a OBA mais motivante, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos das escolas brasileiras, possibilitando, assim, a melhoria na qualidade do ensino de ciências e das áreas afins.
Nesse sentido, convidamos vocês, professores e alunos do Liceu Vila Velha e de outras instituições, para participarem da XII OBA, de forma indireta (divulgação, por exemplo), ou direta (logo abaixo, estamos listando para os professores e outros colaboradores o conteúdo que será cobrado na prova objetiva da XII OBA, desta forma, de acordo com sua habilitação e/ou aptidão, escolha um assunto, por favor, para ministrar uma aula acerca do mesmo, no mês de abril, período do Curso Preparatório organizado pelos Coordenadores dos Laboratórios de Ciências do Liceu Vila Velha: José Ademir Damasceno Júnior, Física, Francisco Márcio Tavares Holanda, Química, Paulo Sérgio Martins Vale Borges, Biologia). Estamos enviando também o regulamento da XII OBA 2009.

Cordialmente,


Francisca Rilde Licarião Barreto
Diretora


Roberta Farias
Coordenadora da Área de Ciências da Natureza


José Ademir Damasceno Júnior
Coordenador do Laboratório de Física


Francisco Márcio Tavares Holanda
Coordenador do Laboratório de Química


Paulo Sérgio Martins Vale Borges
Coordenador do Laboratório de Biologia



ANEXO
CONTEÚDO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Nível 4 (Ensino Médio):
Astronomia
1) Conhecimentos básicos sobre Terra, Lua e Sol, seus movimentos, forma e composição (ver nível 3). 2) Conhecimentos básicos de Mecânica: Leis de Newton, Energia. Gravitação Universal. Leis de Kepler, movimentos e composição do Sistema Solar. Outros sistemas estelares e planetários. 3) Concepções e idéias básicas sobre a luz. Espectro Eletromagnético. Como os astrônomos interpretam a luz que chega do universo. 4) Idéias básicas sobre elementos químicos. Composição dos astros. 5) Estrelas e seus diferentes tipos. Fenômenos da atmosfera do Sol. Interiores estelares e evolução estelar. Objetos compactados: anãs brancas, pulsares, buracos negros, etc. 6) Cosmologia: teorias sobre formação e evolução do Universo. Astrobiologia: como compreender a existência de vida neste Universo. 7) O Céu e a Terra como Esferas. Reconhecimento de constelações e objetos celestes. 8) História da Astronomia e da Ciência como um todo. Concepções
sobre o fazer científico. Episódios específicos desta história. 9) A idéia e a prática de fazer medidas em ciência. Medidas em astronomia em geral. Experimentos, tabelas, gráficos.
Astronáutica
1) História da exploração do espaço e sua ligação com a história política mundial. 2) As conquistas espaciais atuais. Exploração do Sistema Solar. A Estação Espacial Internacional (ISS). 3) Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? As instituições aeroespaciais brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os Foguetes brasileiros. 3) Problemas de mecânica celeste envolvendo lançamento, manutenção e controle de foguetes e satélites em órbita da Terra ou de outros corpos. 4) O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
Energia
1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição). 2) Energia e o Meio Ambiente. Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade
Sócio-Ambiental. 3) Física da geração e transmissão de energia. Eletricidade e seus aspectos técnicos. 4) Aspectos práticos sobre o consumo de Energia Elétrica. Leitura do medidor de consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Nenhum comentário: