Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PARA GOSTAR DE LER








Durante esta primeira semana de fevereiro, a biblioteca Rachel de Queiroz(LVV) foi literalmente invadida por novos e ávidos leitores.


A alteração na rotina deste setor da escola deveu-se à execução do projeto “PARA GOSTAR DE LER”, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Elizabeth Batista , junto às turmas de 1º ano manhã e tarde.


Nsse período, os alunos foram conduzidos diariamente à biblioteca, onde eram orientados sobre os gêneros literários distribuídos nas estantes. Eles próprios escolhiam o livro a ser lido, enquanto a professora registrava a obra escolhida, tirava dúvidas sobre livros e autores e acompanhava a leitura durante a aula, na biblioteca. Ao final desta etapa, os alunos fariam a entrega do roteiro da leitura e uma apresentação oral dos livros lidos.


“Percebi que eles tinham dificuldades tanto para a escrita quanto para a fala, a argumentação. Quando eu contava histórias, eles ficavam atentos, mas para ler, ofereciam bastante resistência, pois tinham muita dificuldade para isso”, explica a professora. “Agora eles estão bem interessados, com certeza pelo fato de que nessa atividade, o livro a ser lido ficava à sua escolha, eles tiveram a liberdade de ler o que lhes interessava e isto tornou a leitura uma atividade prazerosa”.


O projeto tem data prevista para encerrar-se, mas deixará resultados permanentes. A maioria dos alunos participantes cadastrou-se e passou a frequentar assiduamente a biblioteca da escola.


A equipe da biblioteca Rachel de Queiroz e Centro de Multimeios apoiamos ações desse tipo e parabenizamos a professora Elizabeth pela iniciativa que só engrandece a nossa missão formar cidadãos leitores.




CONFIRA AS IMAGENS:










Nenhum comentário: