Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DIA DA MENTIRA

Dia da Mentira é comemorado em 1° de Abril. Também conhecido como o dia das petas, dia das mentiras, dia dos tolos de abril ou mesmo dia dos bobos. O Dia da Mentira é uma brincadeira onde as pessoas tem o costume de inventar algo para pregar uma peça nos seus amigos. 
A origem do 1 de abril tem várias explicações, uma das mais conhecidas é que na França do século XVI, o Ano Novo era celebrado em 25 de Março e as festas duravam 1 semana e terminavam em 1 de Abril. Porém em 1564 o Rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano, estabelecendo o dia de ano novo como 1 de Janeiro, muitos franceses então, por não gostarem da mudança, continuaram celebrando o ano novo na data anterior, que acabou gerando muitas piadas daqueles que aderiram a nova data, e eles enviavam presentes e falsos convites para celebrações do dia 1 de Abril, como forma de brincadeiras para eles.
Com o tempo essas brincadeiras foram se disseminando pela Europa e consolidou a data, hoje conhecida na França como ?Posson d?avril? e na Itália como "pesce d?aprile?, significando peixe de Abril. O Dia da Mentira em inglês a é conhecido como o April Fools? Day, que em tradução literal significa ?Dia dos Tolos de Abril?.
No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou um periódico chamado A Mentira  que, no dia 1º de Abril, foi publicada uma notícia que informava o falecimento de Dom Pedro, desmentida logo no dia seguinte. 

Nenhum comentário: