domingo, 9 de novembro de 2008

LICEU VILA VELHA NA TRILHA ECOLÓGICA EM SABIAGUABA

Um grupo de 26 alunos da E.E.M. Liceu Vila Velha, coordenado pelos professores José Ademir Damasceno Júnior (Coordenador do Laboratório de Física), Francisco Márcio Tavares Holanda (Coordenador do Laboratório de Química) e Cléber Lima (Professor do LVV e representante do Grupo de Interesse Ambiental - GIA), compareceu no lançamento da Ação e Divulgação do Projeto de Mapeamento dos Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis (Fortaleza, São Luis do Curu e Paraipaba), realizado na APA e Parque das Dunas da Sabiaguaba. A solenidade de lançamento ocorreu na escola Prof. Manoel Eduardo Pinheiro Campos. Estiveram presentes representantes dos seguintes segmentos: MMA/DEA, SEMAM, SEMACE, Assembléia Legislativa, UNIFOR, E.E.M. Liceu Vila velha, ONG's e comunidade local.
O Liceu Vila Velha participou de toda a programação que constou de: uma Coleta Seletiva nas Dunas do Parque da Sabiaguaba e Explanação (GIA e Museu Natural do Mangue da Sabiaguaba), tendo como coordenadora a professora Claudia Bezerra, sendo auxiliada pelos eco-voluntários Henoc, Márcia, Rosângela e Fábio; um momento de diálogo com banhistas/ barraqueiros e visita ao Museu Natural do Mangue - GIA (Técnicos Responsáveis – Davi e Cleber. Eco-Voluntários: Elizabete, Claudia Freire, Isabele e Isaías); visita à construção da Ponte da Sabiaguaba – GIA e Comunidade da Sabiaguaba (Técnicos Responsáveis- Otávio Meneses e Cleber Lima. Eco-Voluntários: Edson Diego, Leidiane, Fábio e Adriano Brito); trilha ecológica no mangue do rio Cocó e coleta seletiva - GIA e Sociedade Amigos do Jacarecanga (Coordenadores: Claudia Bezerra e Moysés Rodrigues. Eco-Voluntário: Carol, Isaías e Isabele). Mais do que uma aula sobre conscientização social, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, os alunos tiveram uma relevante lição sobre a vida. O relato dos alunos que "esse momento ficará guardado para sempre em nossas vidas" corrobora o indiscutível trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo Liceu Vila Velha em parceria com seus colaboradores.
Devemos destacar que a realização dessa aula em campo contou com o apoio dos professores Rubens Guilhon, Sandro Jr, Antonio Lisboa, Paulo Sérgio e Ronaldo Monteiro. Vejam no endereço http://profademirjr.blogspot.com/ o quão prazerosa foi essa aula em campo.

Nenhum comentário: