quinta-feira, 6 de novembro de 2008

X SEMANA DE ESPORTES, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DA E.E.M. LICEU VILA VELHA



GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LICEU VILA VELHA
AV. L n.° 840 – BAIRRO VILA VELHA
CEP 60 348 – 300 Fone/Fax – 3282.7798 (TP) 3284-6777
Fortaleza – Ce
PROJETO – SECIAC 2008

X SEMANA DE ESPORTES, CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. LATINOS: CALIENTES, CONSCIENTES!

1.2. Equipes ou grupos de trabalho – Alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio agrupados nos seus respectivos turnos competindo entre si.

1.3. Período de realização – Outubro a dezembro de 2008

1.4. Culminância e apresentações – de 29 de novembro a 06 de dezembro de 2008

1.5. Local de Realização – Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha – LVV

2. CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO

Na versão de 2008, a X SECIAC versará sobre os Países latino-americanos, parceiros do Brasil de latinidade e de Mercosul e cúmplices do mesmo destino e formação cultural e étnica, explorando deles o riquíssimo folclore e música mesclados de vivências locais nativas e influências africanas. Na esteira do mundo globalizado e auto-sustentável de hoje, buscar-se-á também trazer ao público da escola os projetos de desenvolvimento sustentável necessários ao nosso mundo marcado pela alta-tecnologia e avanços.
Cada equipe receberá, por sorteio, um país latino-americano a partir do qual desenvolverá a maioria das atividades da SECIAC. As atividades serão devidamente demonstradas neste edital.
Os Países selecionados pela Comissão para o sorteio são os seguintes: Colômbia, México, Cuba, Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina.

3. JUSTIFICATIVA

A Semana de Esportes, Ciências, Artes e Cultura vem se realizando com um sucesso extraordinário, visto que proporciona aos nossos alunos oportunidades de convivência e grupo, criando laços afetivos entre os corpos discente e docente. Outra importância do evento é o aprimoramento da aprendizagem, extrapolando o saber sistematizado, ampliando o conhecimento estático para uma condição de saber coletivo, criativo, impulsionador de ações e realizações concretas, além de uma efetiva integração da comunidade escolar com a comunidade local.

4. OBJETIVOS

4.1. GERAL

Ampliar e socializar os conhecimentos de forma globalizada utilizando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento em situações concretas, propiciando ao educando condições favoráveis de aprendizagem e/ou que incentive o protagonismo juvenil através de ações sociais, artísticas, científicas e esportivas partindo da realidade da América latina como meio para resgatar a identidade do brasileiro e dos povos irmãos de latinidade.

4.2. ESPECÍFICOS

- Favorecer o Espírito de solidariedade, liderança e a capacidade de agir e interagir em grupo;
- Incentivar a pesquisa científica, as artes e cultura;
- Vivenciar a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos em situações concretas;
- Integrar, num ambiente de harmonia e participação, a comunidade escolar e local;
- Promover atividades esportivas que visem ao desenvolvimento integral do binômio: corpo e mente;
- Resgatar e valorizar as contribuições sóciopolítico-cultural e científica, detectando os problemas ambientais advindos dos Países Latino-americanos, bem como sugerir ações de combate a esses problemas.
5. COMPETÊNCIAS

- Analisar os diversos aspectos dos Países Latino-americanos sua cultura e seus problemas ambientais, sugerindo diversas soluções a fim de melhorar o desenvolvimento globalizado;
- Desenvolver no aluno uma postura consciente que lhe permita se perceber como parte integrante do espaço em que estuda, repensando por inteiro sua dimensão humana e social, através do senso crítico de si mesmo e do outro, da solidariedade da paz, visando a busca da cidadania plena;
- Construir elementos de análises que possibilitem a leitura das situações da vida cotidiana (seja no âmbito local, nacional ou global);
- Compreender a importância do resgate histórico – político – social e científico na transformação das estruturas sociais e na efetivação dos direitos e deveres do cidadão;
- Desenvolver o conceito de ideologia e enquanto instrumento e dominação dos diferentes grupos humanos.

6. HABILIDADES

- Identificar os elementos que colaboraram para a formação e/ou transformação cultural dos Países em questão;
- Analisar o papel dos Países Latino-americanos e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas e culturais, associando-as e criando um paralelo ideológico entre elas.
- Conhecer o processo de formação dos Países Latino-americanos, articulando as noções de desenvolvimento da História e a consciência dos fatos para a formação social, econômica, científica, ambiental e cultural;
- Destacar nestas realidades nacionais os fatores que são preponderantes e de relevância para a cidadania da comunidade escolar.

7. METODOLOGIA

Os trabalhos serão desenvolvidos através de atividades integradoras, cujo objetivo é envolver os educandos, colocando-se a interdisciplinaridade e contextualização como um caminho a seguir para as apresentações e resultados finais tendo como foco o aprender a ser e a conviver de acordo com as diretrizes dos parâmetros curriculares nacionais;
As atividades integradoras serão apresentadas em forma de exposições diversas, danças, teatro, gincana, atividades esportivas e trabalhos científicos;
Durante todo o processo de preparação de atividades artísticas, culturais, científicas esportivas e gincana, haverá o acompanhamento do coletivo de professores e de pessoas da comunidade que deverão formar subcomissões interdisciplinares orientando na preparação e execução das atividades durante a exibição do projeto.


8. REGULAMENTO GERAL DA X SECIAC 2008


Capítulo I

da organização

artº. 1 – Das Comissões Organizadoras

A X SECIAC será realizada pela Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha (LVV) e coordenada por comissões em três níveis de ação. A Comissão Geral da X SECIAC formada por parte do Núcleo Gestor do LVV (Direção e Coordenação Pedagógica), pelos Coordenadores de Área e de Laboratório, pela Regência de Multimeios e por Professores voluntários. No nível da ação docente, temos três comissões: a Comissão de Professores, reunida interdisciplinarmente por turno, para as ações gerais e avaliações; a Comissão de Ciências constituída pelos Coordenadores de laboratório e Coordenadores da área de Ciências da Natureza que desenvolverão as atividades e mostras científicas e a Comissão de esportes formada pelos professores de Educação física e Coordenadores da área de Linguagens. No nível discente, temos três comissões uma Comissão de representação das equipes, outra comissão de orientação e avaliação dos alunos e uma Comissão de Apoio junto à escola. Vale ressaltar que os alunos designados para as comissões citadas podem devem estar atuando também nas atividades que serão realizadas na SECIAC.
artº. 2 – Da formação dos Grupos

Os alunos deverão estar agrupados por série em seus turnos manhã, tarde e noite, ficando assim distribuídos:

manhã
1º A, B, C
2º A, B, C, D, E
3º A, B, C, D, E
EQUIPE 1 – Rosa-pink
EQUIPE 2 – Verde- limão
EQUIPE 3 – Azul-turquesa
Tarde
1º D, E, F
2º F, G
3º F, G, H
EQUIPE 4 – Preto
EQUIPE 5 – Vermelho
EQUIPE 6 – Amarelo-ouro
Noite
1º G, H, I, J, L
2º H, I, J, L
3º I, J, L, M
EQUIPE 7 – Roxo
EQUIPE 8 – Lilás
EQUIPE 9 – Azul-piscina

A Comissão Geral da X SECIAC promoverá, entre as equipes definidas, os sorteios de um País latino-americano, dentre os escolhidos previamente pela própria comissão; das cores das blusas identificadora das equipes, de uma sala de aula para exposição da Sala Performática.

artº. 3 – Momentos de atividades

Sábado – 29 / 11 / 2008, a partir das 16:00h (Quadra esportiva):
Abertura da X SECIAC e do Interclasse
Desfile de Comissão representativa dos esportes
Final de semana – 29 e 30 / 11: Montagem da Sala-performática
2ª feira – 01 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Conclusão da montagem da Sala Performática
Jogos interclasse (quadra esportiva)
3ª feira – 02 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Apresentação das Salas performáticas
4ª feira – 03 / 12 / 2008
Reambientação das salas de aula
Jogos interclasse (quadra esportiva)
5ª feira – 04 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Encerramento do interclasse (quadra esportiva)
Amostra científica (Pátio interno da escola)
6ª feira – 05 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Gincana cultural (quadra esportiva da escola)
Sábado – 06 / 12 / 2008, a partir das 16:00h (Quadra esportiva)
Encerramento da X SECIAC
Desfile do Garoto e da Garota SECIAC 2008
2ª e 3ª feiras – 07 e 08 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Reunião, por sala, da Comissão de Orientação e Avaliação dos Alunos para definição das notas individuais
4ª feira – 09 / 12 / 2008 (nos três turnos)
Entrega dos Mapas de Notas da X SECIAC dos alunos à Coordenação Pedagógica – Ana Rita (manhã e tarde) e Biblioteca – Marta ou Joelma (noite)

da avaliação

Artº. 4 – Atribuição e cômputo da pontuação das atividades

Todas as atividades desenvolvidas e inseridas na temática da X SECIAC serão reconhecidas como etapas. Teremos, portanto, seis etapas, discriminadas abaixo, a serem computadas e, a cada etapa finalizada, será feita a classificação dos concorrentes e atribuídas notas. Essa classificação obedecerá à seguinte pontuação: 1º lugar: 100 pontos, 2º lugar: 80 pontos e 3º lugar: 60 pontos. Exceto na Abertura e encerramento que, cumpridas as exigências, atribuir-se-ão 50 pontos por cumprimento das tarefas. Descontar-se-ão 10 pontos em cada item não cumprido.

1ª atividade: Abertura da SECIAC
2ª atividade: Salas performáticas
3ª atividade: Jogos interclasse
4ª atividade: Amostra científica
5ª atividade: Gincana cultural
6ª atividade: Encerramento

Artº. 5 – Avaliação do evento

Realizaremos um momento de avaliação do evento numa reunião com a presença do Núcleo Gestor do LVV, Professores e Comissão representativa dos alunos a se realizar em data definida e divulgada nos flanelógrafos da escola.


CAPÍTULO II

das apreentações

artº. 6 – Abertura e desfile das comissões representativas dos esportes

A tarefa ocorrerá na quadra esportiva do LVV. Cada equipe deverá designar 10 alunos-atletas, devidamente trajados com a blusa da X SECIAC, na cor correspondente da sua equipe, para um desfile coreografado de abertura, portando uma bandeira, confeccionada pelos alunos, referente ao país defendido.
Cada equipe deverá elaborar uma frase representativa a respeito do país defendido. Após a performance de abertura, será chamado um representante de cada equipe para a leitura ou declamação da frase.


Pontuação desfile
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

20 pts
Organização, desenvoltura, animação e trajamento.
Não serão permitidos insultos aos demais desfilantes ou ao público em geral

Pontuação bandeira
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

20 pts
Fidelidade à bandeira original, postura de respeito à bandeira.
Dispor a bandeira num mastro confeccionado pelos alunos

Pontuação frase
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

20 pts
Síntese informativa, criatividade, originalidade.
A frase deve ser lida por um aluno a postos no palco

Pontuação equipe de apoio
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

20 pts
Assiduidade dos componentes, engajamento e dedicação e empenho na execução das tarefas.


artº. 7 – Sala Performatica

Cada grupo receberá, por sorteio, a realizar-se no dia 11 de novembro, às 19:30h, uma sala de aula da escola para ser decorada e criado um ambiente organizado de maneira a retratar uma imagem identificadora do principal ponto turístico do País defendido. Tal imagem pode ser retratada através de maquetes, desenhos, pinturas, painéis diversos, instalações, modelos vivos, além de outros recursos.
A recriação dessa imagem deve utilizar, no máximo, a metade da área livre da sala a fim de que haja espaço para a movimentação dos transeuntes e circulação de ar.
A equipe deverá designar alunos para recepcionar os visitantes e dar devidos esclarecimentos acerca do ambiente retratado. Também deverá disponibilizar um pequeno histórico deste ambiente recriado para leitura e aprofundamento dos visitantes em geral.
A principal empresa geradora de divisas e renda dos países latino-americanos é a empresa turística, na qual temos vários tipos de serviços: turismo de aventura, de negócios, ecológicos, históricos e culturais. A caracterização do ponto turístico principal dos países traz ao público em geral o conhecimento desses patrimônios geográficos de nosso continente.

Da preparação: a escola disponibilizará os dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro para a confecção e montagem da sala performática.

da visitação e avaliação: as salas performáticas serão visitadas pela comunidade escolar e avaliadas na terça-feira, dia 02 de dezembro. Os alunos de cada equipe devem se revezar para anfitrionar e orientar os visitantes e recepcionar os avaliadores durante todo o turno de acordo com os seguintes horários especificados: manhã: de 8: 00 a 12:00; tarde: de 14:00 a 18:00; noite: de 19: 00 a 21: 30.
Cada turno deverá apresentar para os avaliadores três Salas-performáticas, sendo uma para cada equipe. A Comissão avaliadora será composta de, no mínimo, três avaliadores (podendo ser professores da escola ou convidados).
Vale salientar que a equipe poderá abrir a sala-performática para visitações noutros turnos caso queiram, mas avaliações só ocorrerão nos turnos de origem da equipe.

Obs.1: os grupos podem exibir no ambiente da sala os nomes dos possíveis patrocinadores.

Reambientação das salas de aula: (valendo como uma das atividades da Gincana Cultural, vide anexo III, item 5). As salas cedidas para a performática deverão ser reambientadas para as aulas normais a partir da quarta-feira, dia 03 de dezembro até sexta-feira, 5 de dezembro. A equipe deve desmontar a caracterização do ponto turístico, limpar a sala de aula e repor as carteiras. Porém as equipes ainda podem usar esse ambiente até sábado, dia do encerramento, devolvendo as chaves da sala à Coordenadora Pedagógica (Ana Rita), à noite, impreterivelmente, sob pena de perda de 50 pontos na contagem geral.

Pontuação do histórico e anfitriões
Critérios avaliativos
Observações

tarefa cumprida:

30 pts
Organização dos apresentadores, desenvoltura nas explanações, domínio do conteúdo e organização estética do histórico.
A equipe deve ter sempre alguém para anfitrionar os visitantes

Classificação da
sala-performática
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
100 pts
Originalidade, criatividade, organização e habilidade demonstrativa.

2º.
80 pts
3º.
60 pts

Artº 8 – Mostra Científica

As atividades deste campo acontecerão no pátio interno da escola desenvolvendo-se três trabalhos distintos: a apresentação dum painel com contribuições científicas, o teatro científico e a mostra de experimentos. Todos os temas trabalhados estão especificados no anexo ii do edital.

Artº 9 – Gincana Cultural

A Gincana acontecerá, na quadra poliesportiva, nos três turnos obedecendo rigorosamente ao horário inicial de cada turno: manhã: 8:00; tarde: 14:00 e noite: 19:00.
Esta etapa de trabalhos contará de tarefas de caráter classificatório e de simples cumprimento. As tarefas classificatórias serão atribuídas as seguintes pontuações: 1º lugar – 60 pontos; 2º lugar – 40 pontos e 3º lugar – 20 pontos, exceto a 1ª tarefa, Concurso da Logomarca. As tarefas de cumprimento valerão 30 pontos para todos os grupos que assim procederem.
A especificação e indicação das tarefas estão dispostas no anexo iii do edital.

Artº 10 – Mostra de danças e ritmos folclóricos típicos e desfile do garoto e garota SECIAC

Como o próprio título indica, será apresentada ao público em geral, no dia do encerramento, apenas uma mostra de danças e ritmos folclóricos dos países estudados. Três danças serão convidadas a se apresentar, a melhor de cada turno selecionada no dia da Gincana cultural, 6ª feira, dia 5 de dezembro, (vide anexo III, item 4).

§ – Concurso Garoto e Garota SECIAC

A tarefa ocorre no mesmo dia da mostra de danças.
Cada equipe deve escolher, dentre seus componentes, um casal, para ser representada no concurso da X SECIAC. Os dois componentes desfilarão para disputar o concurso, cada um em sua categoria, a do Garoto SECIAC e a da Garota SECIAC.
O casal fará um desfile usando trajes típicos do país que a equipe vem defendendo. Podendo ser apresentado uma performance ou um cenário ambientando a apresentação da dupla desfilante.
A escolha do Garoto e da Garota X SECIAC é independente e feita pelos jurados do dia, podendo ser eleito o Garoto de uma equipe e a Garota de outra equipe.

Obs.: deveremos ter a ação da Comissão de apoio à escola no dia do encerramento.

Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

30 pts
Desenvoltura, beleza plástica e caracterização.



Pontuação equipe de apoio
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

30 pts
Assiduidade dos componentes, engajamento e dedicação e empenho na execução das tarefas.
A frase deve ser lida por um aluno a postos no palco





CAPÍTULO III

DAS COMISSÕES

Artº 11 – Comissão Geral da X SECIAC

A Comissão Geral da X SECIAC será composta pela Diretora, Coordenadora Pedagógica, Coordenadores de Área, Coordenadores de Laboratório, pela Regência de Multimeios e Professores Voluntários cabendo-lhe as funções elaborar o edital, acompanhar o desenvolvimento das atividades programadas, julgar as situações que venham a gerar problemas, bem como, promover uma avaliação do evento como um todo.

Artº 12 – As comissões de professores

Temos três comissões neste nível: a Comissão de Professores, reunida interdisciplinarmente por turno, tendo como funções: acompanhar os trabalhos coletivamente, orientar as equipes, a integração dos componentes e avaliar as atividades desenvolvidas. Temos a Comissão de Ciências constituída pelos Coordenadores de laboratório e Coordenadores da área de Ciências da Natureza que desenvolverão as atividades e mostras científicas e avaliarão os casos de problemas ou indisciplinas e a Comissão de esportes formada pelos professores de Educação física e Coordenadores da área de Linguagens que organizarão as atividades as tabelas de jogos e avaliarão os problemas ocorridos e indisciplinas.

Artº 13 – As comissões Avaliadoras das Atividades

Serão compostas prioritariamente por professores convidados, além de professores do LVV, devendo estar organizados por área sob a responsabilidade de cada coordenador de área.

Artº 14 – Comissão Representativa dos Grupos de Alunos.

Deverá ser eleito ou escolhido em cada sala uma comissão de duas representantes. Estas comissões terão as seguintes funções: representar a equipe nas reuniões deliberativas, receber todos os informativos da SECIAC, representar o pensamento da equipe frente à Comissão dos Professores durante o evento, incluindo as possíveis denúncias e reclamações aos Coordenadores de área designados para este fim (vide artº 21, E).

Artº 15 – Comissão de Apoio dos Alunos junto à escola

Cada Equipe deverá selecionar 6 alunos para ajudar a Escola nos dias da Abertura e do Encerramento da X SECIAC. A mesma atuará na abertura e encerramento da seciac devendo ajudar na decoração, na montagem e desmontagem do som, no deslocamento de materiais diversos da escola para a quadra e vice-versa e na observação da presença de pessoas com atitudes e condutas suspeitas que possam atrapalhar o bom andamento do evento.

Artº 16 – Comissão de Orientação e Avaliação dos Alunos

Deverá ser eleita ou escolhida, de cada sala de aula, uma comissão de quatro orientadores. Esta comissão terá como funções: acompanhar as reuniões, ensaios, prestação de contas, orientar os colegas comandados nas tarefas e aproveitamento do tempo, controlar a freqüência diária e atribuir as notas finais de acordo com o desempenho individual de cada aluno da turma (vide Artº 19, item D).




CAPÍTULO IV

Arto. 17 – Das Avaliações

A) O aluno será avaliado como um todo na X SECIAC além da frequência e da participação (antes e durante o evento), as notas finais valerão a (NP) Nota Parcial da 4ª. Etapa do ano letivo de 2008 em todas as disciplinas curriculares:

Linguagens, códigos
e suas tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza
e suas tecnologias
Ciências Humanas
e suas tecnologias
Português
Inglês/Espanhol
Artes
Educação Física
Matemática
Física
Química
Biologia
História
Geografia
Filosofia
Sociologia

B) A Comissão Geral da X SECIAC disponibiliza o quadro abaixo com as indicações dos dias e séries dos professores que estão na escola no 5º tempo de aula. Os mesmos poderão ser procurados para dar orientações, acompanhar as pesquisas e trabalhos e dar sugestões de ações às equipes.

ORIENTADORES
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA



1º. ANO

M
Lina,
Júnior
Sérgina
Mauricélio
Fabrício
Adriano
Jane
Gustava
Miguel
Gustava
Camila
Fabrício
Sérgina
Francélia
Jane

T
Ronaldo
Adriano
Paulo H
Cícera
Patrícia
Adriano
Adriano
Cícero
Ivan
Fabrício
Miguel
Carlos
Miguel
Carlos
Romão

N
Xavier
Junior
Maria José
Ademir
Regina
Izalúcia
Xavier
Junior
Regina
Mauricelio
Ademir
Lisboa
Regina
Iza
Mauricio
Hildemburgo
Izalúcia
Lisboa
Cícera
Maria José
Jane
Izalúcia
Mauricio



2º. ANO

M
Gustava
Roberta
Gilson
Fabrício
Cleber Mang.
Mauricélio
Paulo S
Roberta
Patrícia
Ivan
Adriano
Cléber
Patrícia
Gilson
Edmar
Paulo S
Patrícia
Mauricélio
Cleber
Adriano
Carlos
Maria José
Edmar
Gustava
Roberta

T
Edmar
Fabrício
Miguel
Edimar
Patrícia
Franzé
Carlos
Romão
Cícera
Sandro
Ronaldo
Franze

N
Mauricelio
Monte
Franzé
Kelma
Tereza
Márcia
Renato
Franzé
Franze
Veronice
Xavier
Monte
Xavier
Junior
Marcio
Regina
Ademir
Mauricio
Jonas
Mauricélio



3º. Ano


M
Sandro
Paulo H
Adriano
Ivan
Djalma
Edmar
Gilson
Paulo H
Adriana C
Maria José
Ivan
Roberta
Djalma
Francélia
Sérgina
Paulo H
Ademir
Francélia
Gilson
Edmar
Gilson
Kelma
Ivan
Paulo H
Mauricelio

T
Kelma
Jane
Franzé
Paulo H
Fabrício
Mauricélio
Kelma
Sandro
Edmar
Patrícia
Franze
Ademir
Luiz
Jane

N
Jane
Veronice
Renato
Hildemburgo
Mauricio
Jane
Hildemburgo
Monte
Renato
Mauricio
Sergina
Kelma
Mauricio
Veronice
Monte
Paulo S
Franzé
Veronice
Sandro
Hildemburgo
Franzé
Paulo S


C) A Comissão Avaliadora dos Alunos, de cada sala, deverá atribuir notas, que variam de zero até a nota máxima conquistada pela equipe ao final da X SECIAC, conforme item D, artº 19, a cada aluno da sua propria sala, conforme regulamenta o Artigo 17.
As notas atribuídas devem ser entregues à Coordenação Pedagógica ou na Biblioteca (conforme Artigo 3 do edital) no 3º dia de aula subsequente ao término da Semana da Realização da X SECIAC (10 de dezembro). após essa data, não serão mais recebidas.
Vale ressaltar que a não entrega destas notas implicará na perda da nota parcial do 4º. Bimestre, conforme Exposto na Observação do artigo 19 A.

Parágrafo Único: Deixamos claro que após a entrega das notas pelos líderes da Comissão Avaliadora dos alunos, as mesmas não serão em hipótese alguma, alteradas, acrescidas ou subtraídas por qualquer componente de comissões, nem dos professores, nem dos coordenadores e nem dos próprios alunos.

D) As notas atribuídas pela Comissão Avaliadora dos Professores se destinam à Nota Geral para as equipes ao Final da X SECIAC e divulgada no encerramento. Tais notas seguem à gradação exposta abaixo.

1º. lugar: 10,0 2º. lugar: 9,0 3º. lugar: 8,0

Obs: As notas atribuídas pela Comissão Avaliadora dos Alunos (vide Art. 18. D) terão a nota indicada acima como referência máxima que a turma tem.


CAPÍTULO V

DAS NORMAS DISCIPLINARES

Artº 18 – O aluno deverá obrigatoriamente:

A) Estar engajado no grupo
B) Comparecer integralmente aos dias do evento.
C) Participar das atividades em conformidade com as decisões do grupo
D) Vestir a camisa da X SECIAC, obedecendo ao modelo padrão (sem alterar o modelo do desenho da logomarca vencedora, bem como o modelo da própria camisa)
E) Na camisa da X SECIAC, poderá ser acrescida, às mangas e às golas, um “viés/rolutê” (um pequeno detalhe de acabamento) desde que seja da mesma cor da camisa. Pode-se também acrescentar, nas costas da blusa, o nome do País defendido pelo grupo e, no caso do aluno participar do interclasse, o aluno-atleta, deverá incluir o seu nome para a identificação.
E) As camisas da X SECIAC poderão trazer nas costas a marca de um possível patrocínio, porém deixamos claro que a referida blusa fica inutilizada como fardamento do ano-letivo de 2008.

Artº 19 – Penalidades

A) O aluno que em qualquer momento cometer indisciplina de qualquer natureza (conforme especificada abaixo, dentre outras possíveis) terá desconsiderada sua nota avaliativa da X SECIAC, além de estar sujeito a sanções disciplinares da escola.

- Danificar patrimônio público e material de outras equipes
- Agredir física e verbalmente a comunidade escolar
- Atrapalhar o desenvolvimento e execução de tarefas de outras equipes

B) O aluno que não participar ou tiver frequência inferior a 75% nas atividades da X SECIAC, perderá a nota referente à nota parcial do 4º. Bimestre;

C) O aluno que modificar a camisa da X SECIAC (logomarca, cor e modelo) estará sujeito à suspensão de sua participação no evento à perda de sua nota, além de inutilizar a camisa para o uso como fardamento do ano-letivo de 2008.

D) O aluno que portar, consumir e/ou partilhar bebida alcóolica, ou qualquer tipo de entorpecentes, nas dependências da Escola, bem como tentar/conseguir introduzir pessoa de fora (não-aluno) nas dependências do LVV, terá desconsiderada sua nota avaliativa e receberá imediatamente suspensão de suas atividades da X SECIAC. Ainda sua equipe perderá todos os pontos obtidos nesse dia, além de estar sujeito a sanções disciplinares.

Parágrafo Único – O aluno que apresentar Atestado Médico, declaração do trabalho ou declaração de prestação do serviço militar (referente a todo o período de desenvolvimento e realização da X SECIAC) deverá procurar a Comissão Geral da X SECIAC para solicitar a devida avaliação de sua situação escolar.

E) Durante a X SECIAC os coordenadores de área Sandro, Sérgina e Roberta ficarão responsáveis de receber, colher informações, avaliar a procedência de possíveis queixas e denúncias de indisciplinas por parte de integrantes de alunos. Cabe aos coordenadores apresentar à comissão geral o problema, por escrito em formulário próprio, se julgar procedente a denúncia. À Comissão Geral cabe reunir-se julgar, deliber e definir a punição.
As penalizações serão desde a diminuição de pontos à desclassificação da tarefa do dia, podendo culminar com a desclassificação da equipe de toda a SECIAC.

F) O tempo das apresentações e dias estipulados, bem como prazos pre-fixados deverão ser obedecidos, pois poderão ser subtraídos pontos ou ter a tarefa desclassificada, dependendo da situação.


ANEXO II
MOSTRA CIENTÍFICA

Visando à capacitação do aluno frente aos desafios do mundo globalizado, informatizado e impulsionado pela tecnologia e ciência, a escola proporcionará ao corpo discente do lvv uma ação ousada e de atitude na mostra científica da x seciac. Cada grupo de séries de um turno deverá preparar e apresentar três atividades distintas desenvolvendo o campo das ciências naturais inseridas ao tema geral da seciac de 2008. Nesta mostra de ciências, teremos uma exposição científica, uma peça teatral de cunho científico e um painel retratando um dos 9(nove) jeitos de mudar o mundo, sendo 08 criados conforme a declaração do milênio, aprovada pelas nações unidas em setembro de 2000 e mais 01 definido pelo próprio LVV, demonstrando a inserção da escola nesse processo.
Todos os três trabalhos devem demonstrar significativa relevância social; podendo relacionar as ciências da natureza e matemática às demais áreas do conhecimento: códigos e linguagens e ciências humanas.
Obs.: A partir dos trabalhos científicos selecionados poderão ser desenvolvidos projetos de iniciação científica, dotando a escola de subsídios, para a participação de eventos, concursos de ciências em todo território brasileiro.
A culminância dos trabalhos se dará no dia 04/12/08 – quinta-feira, nos três turnos, tendo a exposição científica exibida em todo o decorrer do turno.
Vale ressaltar que as equipes poderão expor seus trabalhos durante todo o dia, porém, serão avaliados em seus respectivos turnos.

DAS APRESENTAÇÕES DA MOSTRA DE CIÊNCIAS

A apresentação dos trabalhos para avaliação seguirá a seguinte ordem e horário:

1º. Painel retratando um dos 09 jeitos de mudar o mundo: 08 maneiras segundo a ONU, e uma estabelecida pelo lvv, demonstrando a inserção do liceu vila velha nesse processo;
2º. Exposição científica;
3º. Teatro científico.


MANHÃ
TARDE
NOITE

Painel – 8h (10 min p/ cada)
Painel – 14h (10 min p/ cada)
Painel – 19h (10 min p/ cada)

Exposição científica – 8h40 (15 min p/ cada)
Exposição científica – 14h40 (15 min p/ cada)
Exposição científica – 19h40 (15 min p/ cada)

Teatro – 9h40 (15 min p/ cada)
Teatro – 15h40 (15 min p/ cada)
Teatro – 20h40 (15 min p/ cada)


TAREFAS:

1. Painel retratando um dos 09 jeitos de mudar o mundo, 08 maneiras segundo a onu, e uma estabelecida pelo lvv:
O Brasil, em conjunto com outros 190 países-membro da ONU, assinou um pacto que estabelece um compromisso compartilhado para a sustentabilidade do planeta. Na ocasião, foram estabelecidos um conjunto de oito macroobjetivos, objetivos de desenvolvimento do milênio – ODM, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. A partir desse quadro, em consonância com a relevância social da seciac, resolvemos discutir o assunto e estabelecer também a contribuição do liceu vila velha para a melhoria do nosso planeta.
Cada equipe receberá, por sorteio devidamente anunciado, um desses 09 jeitos de mudar. o grupo deverá desenvolver o tema sorteado confeccionando um painel onde constarão fotos, recortes de notícias, desenhos, informações diversas, folders, etc.
O painel pode ser construído em materiais diversos, à escolha dos alunos; seguindo obrigatoriamente as seguintes dimensões: 2,0 m de comprimento; 1,0 m de largura, acrescendo bordas de 10 cm para melhor visualização.
Os painéis serão apresentados no pátio e posteriormente afixados nos laboratórios do LVV servindo de subsídios para futuras pesquisas científicas.
Vale ressaltar que será feito um sorteio no dia 11/12/08, às 19h, para determinar o tema que será trabalhado por cada grupo (ver relação abaixo).
Os 09 jeitos de mudar o mundo, 08 maneiras segundo a ONU, e uma estabelecida pelo LVV, são:

1) Acabar com a fome e a miséria;
2) Educação básica de qualidade para todos;
3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4) Reduzir a mortalidade infantil;
5) Melhorar a saúde das gestantes;
6) Combater a aids, a malária e outras doenças;
7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento;
9) Papel do liceu vila velha para a melhoria do nosso planeta.


Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:

30 pts
estética, organização e fidelidade à pesquisa realizada.
Respeito às medidas especificadas sob pena de inadequação da tarefa

2 Exposição Científica. A equipe deverá apresentar um trabalho científico podendo relacionar as ciências da natureza e da matemática às demais áreas do conhecimento.
O grupo que apresentará o trabalho deve ser composto por no máximo 05 componentes.
Os trabalhos deverão ser inscritos na Comissão de ciências de 10 a 17 de novembro. a inscrição deve ser feita em formulário padrão que será fornecido pela própria comissão. A mesma selecionará os trabalhos no período de 18 a 25 de novembro e divulgará o resultado. Maiores informações falar com os seguintes professores:

Manhã: Roberta Farias (Coordenadora da área de ciências da natureza) e Paulo Sérgio (Coordenador do laboratório de biologia);
Tarde e noite: Ademir Jr. (Coordenador do laboratório de física) e Márcio Holanda (Coordenador do laboratório de química).

A exposição científica será realizada no pátio interno coberto do LVV. O sorteio dos lugares de exibição de cada equipe será no dia 11/11/08, às 19h, no auditório da escola. Cada equipe receberá da escola uma mesa de 1,0 m x 1,0 m para expor seu experimento. Todo o material necessário para a exposição é de responsabilidade dos grupos.
Na organização dos estandes será exigido um painel com as seguintes especificações: título, componentes da equipe, professor orientador (se houver); metodologia, resultados, conclusão, palavras-chave e e-mail para contato. Além deste painel, deve estar disponível aos visitantes, um relatório escrito com um aprofundamento teórico de trabalho. Deve-se seguir o padrão de relatório estabelecido nas práticas de laboratório do LVV.

Classificação
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Pensamento crítico, criatividade, relevância social, organização e habilidade demonstrativa.

2º.
40 pts
3º.
20 pts

3 Teatro Científico. Cada equipe deverá montar uma peça teatral relacionada com as Ciências da Natureza. As peças devem tematizar a atualidade no que concerne aos problemas ambientais e a preocupação com a questão da reciclagem e reutilização de materiais sólidos, enfatizando a necessidade de um mundo sustentável. As peças devem se estender por no máximo 15 minutos, não tendo limites de componentes.

Classificação
Pontuação
Critérios Avaliativos
Observações
1º.
60 PTS
Originalidade, relevância social, criatividade e aprofundamento científico.
A atividade ocorrerá no pátio interno coberto, em espaço delimitado pela Comissão de ciência.
2º.
40 PTS
3º.
20 PTS
ANEXO III
GINCANA CULTURAL

A gincana cultural visa ao desenvolvimento das atividades socioculturais e à integração geral de toda a comunidade escolar, além também da busca da integração entre as áreas do conhecimento. Tudo buscando como foco o interesse do aluno na escola, vendo a mesma como um ambiente para descobertas, para exercício de cidadania e um meio de reprodução do ambiente social, além de treino das relações interpessoais e intersociais.
Nas diversas ações desenvolveremos também o senso artístico e estético do aluno, reafirmando que a boa educação tem por princípio não perder de vista o ludus poético da verdadeira razão de aprender para a paz, para o prazer, para a vida e, sobretudo, criando um ambiente em que o lúdico, o prazer estão presentes como álibi na prática pedagógica.
As equipes de um mesmo turno concorrerão entre si desenvolvendo e apresentando as tarefas especificadas abaixo para julgamento da Comissão avaliadora. As atividades ocorreram obedecendo ao seguinte horário de início: manhã: 8:ooh; tarde: 14:ooh; noite: 19:00h.

ATIVIDADES DA GINCANA X SECIAC 2008

1. Criação de uma logomarca para a camisa da X SECIAC. As sugestões deveriam ser entregues até dia 22/10/2008. As logomarcas foram fixadas na sala dos professores para serem votadas pelos mesmos, bem como pelos funcionários da E.E.M. Liceu Vila Velha.

Classificação
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
30 pts
Criatividade, Originalidade, adequação ao tema e apuro estético
Maiores detalhes no anexo i deste edital
2º.
20 pts
3º.
10 pts

2. Apresentar uma faixa - contendo a pintura da bandeira do País representativo de cada grupo, a indicação: X SECIAC LVV e um “Slogan” representativo do grupo.

Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
Medir no mínimo 2m de cumprimento ficando a largura a critério do grupo
O Tamanho máximo fica a critério do grupo

3. Criar um “Grito de Guerra” próprio do grupo - apresentando-o ao público e à Comissão Avaliadora. A exibição deverá ser conduzida por, pelo menos, dois animadores, podendo ser acompanhada de uma evolução coreográfica dos componentes do grupo.

Classificação
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Criatividade, animação, conter características do grupo e do país sorteado.
Não poderão constar ofensas aos grupos concorrentes e indecorosidades
2º.
40 pts
3º.
20 pts

4. Apresentação de uma dança baseada num ritmo musical próprio do país defendido e desfile da(s) roupa(s) típica do ritmo musical ou do folclore do país. Antes da apresentatação da dança, deverá ser lido para o público um breve histórico do ritmo apresentado. Nessa atividade serão avaliadas três tarefas: a apresentação da roupa, o histórico e a dança.

Pontuação – roupa
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida
20 pts
Fidelidade ao ritmo ou ao folclore do país
apresentar pelo menos um aluno trajado com roupa típica

Pontuação - Histórico
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida
20 pts
Clareza e rapidez na leitura fidelidade da pesquisa
Distribuir 5 cópias aos jurados. tempo máximo: 2 min.

Classificação
Pontuação – Dança
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Performance, beleza e fidelidade ao ritmo dançado
tempo máximo: 8 min.
2º.
40 pts
3º.
20 pts
5. Reambientação das Salas: As salas de aula cedidas para a criação das Salas-performáticas deverão ser reambientadas para as aulas no dia definido no artigo 3. As mesmas deverão estar em perfeito estado para atividades letivas convencionais.

Pontuação - Histórico
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida
20 pts
Limpeza e bom estado da sala e com as carteiras da sala
A atividade será julgada por uma comissão de visitação

6. Competição de raciocínio lógico-matemático utilizando software livre – Cada equipe deverá designar três alunos que tenham habilidades de raciocínio rápido de Matemática básica para competir utilizando o computador com a mesma configuração e software. Cada aluno da equipe ficará por 5 min. na máquina totalizando 15 min. de atividade.

Classificação
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Execução, agilidade, não utilização de qualquer meio de consulta simultânea
Máximo: 15 min para a equipe

e 15 min. para cada aluno
2º.
40 pts
3º.
20 pts

7. Ornamentação natalina da escola com materiais recicláveis - Cada equipe deverá confeccionar e apresentar no dia gincana, uma ornamentação com tema natalino para ser usada na decoração da escola nesta data festiva. Todas as ornamentações criadas devem utilizar materiais recicláveis e ou reusáveis para ilustrar a temática do “lixo que não é lixo” trabalhada no LVV.

Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida

30 pts
Apresentar a quantidade solicitada de materiais pedidos pela comissão.
A atividade será julgada por uma comissão de visitação

8. Esquete teatral – cada equipe deverá retratar um acontecimento histórico do país sorteado estando devidamente contextualizado e fundamentado com datas e localidades citadas durante a sua apresentação. Este acontecimento poderá ser um conflito, uma guerrilha, uma crise política ou financeira. Será fundamental que se escolha um marco que tenha repercussão histórica e internacional, pois será importante durante a avaliação dos jurados.
Os alunos deverão caracterizar toda a apresentação incluindo personagem e cenário para dar um clima de ambientação do acontecimento. Na atividade serão avaliadas duas tarefas

Pontuação – caracterização
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
Criatividade, organização, fidelidade
podem-se utilizar materiais recicláveis

Classificação
Pontuação - peça
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Criatividade, performance, desenvoltura, repercussão histórica.
Tempo máximo: 15 min
2º.
40 pts
3º.
20 pts




ANEXO IV
JOGOS INTERCLASSE

O Núcleo Gestor do LVV, juntamente com a Comissão Geral da Organização da X SECIAC, considera as atividades esportivas como método eficaz para o desenvolvimento pleno do binômio: corpo e mente. As atividades do interclasse favorencem a participação e a integração social da comunidade escolar como atividade pedagógica envolvendo a diversidade e promovendo a colaboração dos alunos. Dessa maneira, os jogos configurarão como uma das vertentes da SECIAC procurando completar o desenvolvimento das várias dimensões do homem: a social, a cultural, a lúdica, a racional, a artística e a física.
As atividades esportivas envolverão as quatro modalidades de Esportes de quadra (futsal, voleibol, basquetebol, handebol) e duas modalidades de jogos de mesa (tênis de mesa e xadrez) com times e atletas dos dois gêneros masculino e feminino. Os mesmos deverão ter a devida importância junto à atribuição de notas e pontuações para a Avaliação Parcial, bem como responder as orientações cabíveis para a realização destes jogos durante os turnos especificados. Todos os alunos deverão participar obedecendo aos critérios da Comissão de Esporte de forma que todas as equipes sejam devidamente representadas.

1. CRONOGRAMA E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Os jogos interclasse se desenvolverão durante três dias da semana da SECIAC: 2ª (dia 1/12), 4ª (dia 3/12) e 5ª (dia 4/12) feiras, nos três turnos respectivos para os alunos do turno. As atividades obedecerão ao seguinte horário de início de funcionamento: manhã: 8: 00h, tarde: 14: ooh e noite: 19: 00h.
Os jogos serão presididos e apitados por ex-alunos do LVV e / ou por convidados pela Comissão de Esportes.
Não serão cobradas as taxas de incrições e não existirá premiação em forma de troféus e medalhas, ocorrerá atribuição de pontos para a formação dos times, para a devida participação e competição nos jogos e para os vencedores de cada modalidade. A(s) pontuação(ões) será(ão) atribuída(s) às atividades da X SECIAC. Vale ressaltar que a participação na tarefa dos jogos não retira do aluno a obrigatoriedade de participar das demais tarefas da semana cultural.

2. INSCRIÇÕES DOS TIMES

As incrições deverão ser feitas do dia 07 a 14 de novembro de 2008, tendo os formulários para as inscrições distribuídos na Biblioteca nos turnos Manhã, Tarde e Noite. Depois de preenchidos devidamente, deverão ser entregues ao Prof. Rubens que ficará responsável para elaboração de tabelas e cronograma.

Obs.: a tabela dos jogos, assim que confeccionada, será distribuída para os componentes da Comissão Representativa dos alunos de cada equipe e turno.

Os atletas inscritos não serão substituídos antes, durante ou depois de qualquer competição, mesmo que seja nos jogos finais. Salvaguardando algum motivo devidamente justificado e aprovado pela Comissão de Esportes e Comissão Geral da X SECIAC.
Os critérios para inscrições deverão obedecer rigorosamente às orientaçãoes do Prof. Rubens.

3. ESPECIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

Para os jogos de quadra, as turmas deverão formar Equipes (Masculina e Feminina) em cada modalidade já especificada no preâmbulo deste anexo, obedecendo ao número mínimo de times para cada grupo de salas por série em cada turno. Para o Futsal masculino: mínimo: 02 equipes por grupo de salas e máximo: Número de salas de sua série no seu turno. Para o futsal feminino: mínimo: 01 equipe por grupo de sala e máximo: número de salas de sua série no seu turno. Nas demais modalidades de quadra, tanto para o masculino quanto para o feminino: mínimo: 1 equipe por grupo de salas e máximo: número de salas de sua série no seu turno.

Quanto à quantidade dos componentes em cada time seguir o quadro abaixo.

Modalidade
Futsal
Handebol
Basquete
Voleibol
Componentes
05 a 10
05 a 10
05 a 10
06 a 12

Quanto aos jogos de mesa, cada equipe de salas do mesmo turno deverá designar pelo menos dois atletas para cada modalidade, sendo um atleta masculino e uma atleta feminino. O número máximo de atletas será também o da quantidade máxima de salas daquela série no turno.

Xadrez
Tênis de Mesa
02 comp
(Misto)
02 comp
(Misto)

4. pontuações dos jogos

Teremos dois tipos de pontuação nos jogos. Serão atribuídos pontos para a formação e inscrição das equipes em cada modalidade de cada gênero sexual (masculino e feminino), sendo essas pontuações de cumprimento de atividades e uma outra pontuação para o ranking de vencedores nas competições. Tendo agora pontuação de classificação: 1º lugar: 60 pontos; 2º lugar: 40 pontos; 3º lugar: 20 pontos.

4. 1. pontuação por formação de time(s) masculino(s)

Pontuação – futsal masc.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


Pontuação – basquete masc.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


Pontuação – voleibol masc.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


Pontuação – handebol masc.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


4. 2. pontuação por formação de time(s) feminino(s)

Pontuação – futsal fem.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula

Pontuação – basquete fem.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula

Pontuação – voleibol fem.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula

Pontuação – handebol fem.
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


4. 3. pontuação por formação de times mistos

Pontuação – xadrez
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula


Pontuação – tênis de mesa
Critérios avaliativos
Observações
tarefa cumprida:
20 pts
inscrição no prazo, conter nº mínimo de participantes
apresentar componentes da mesma sala de aula



4. 4. PONTUAÇÃO PELA CLASSIFICAÇÃO AO FINAL DO TORNEIO

4. 4. 1.Quadro de modalidades com times masculinos


Classificação
futsal masculino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts


Classificação
voleibol masculino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts


Classificação
basquete masculino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts


Classificação handebol masculino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts


4. 4. 2. quadro de modalidades com times femininos

Classificação
futsal feminino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts

Classificação
voleibol feminino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts

Classificação
basquete feminino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts

Classificação
handebol feminino
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts


4. 4. 3. quadro de esportes de mesa com times mistos

Classificação
xadrez
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts

Classificação
tênis de mesa
Pontuação
Critérios avaliativos
Observações
1º.
60 pts
Participação justa e respeitadora, vitórias limpas e competitivas
apresentar componentes da mesma sala de aula
2º.
40 pts
3º.
20 pts

PENALIDADES e PUNIÇÕES

Fica-se registrado que qualquer indisciplina, agressão física ou verbal entre atletas de mesmas ou equipes adversárias serão penalizadas com a possível desclassificação da equipe e transferidos os pontos às equipes que estiverem imediatamente concorrendo.
Não serão permitidas também agressões à Comissão esportiva, bem como aos árbitros e juízes de linha. Sendo o agressor passível desde advertência verbal, expulsão do time, ou até eliminação da equipe, além de transferência dos pontos para a equipe adversária.
Se porventura for caracterizado W x O numa partida, da equipe ausente serão retirados 50 pontos na pontuação de seu grupo / equipe no placar da X SECIAC.

2 comentários:

laninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
laninha disse...

Muito Bom ....
A última seciac vai valer a pena
3º ano noite azulão...